terça-feira, 20 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

E a cor do ano é...















Mais uma vez a Pantone elegeu a cor do ano para 2012. Desta vez a escolha recaiu sobre o "Tangerine Tango", um laranja avermelhado que, tal como na cor escolhida em 2011, continua a fornecer o impulso de energia que precisamos para recarregar e seguir em frente.

"Sofisticada, mas ao mesmo tempo dramática e sedutora, "Tangerine Tango" é uma laranja com muita profundidade", disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute®. "Evocando as matizes radiantes de um pôr do sol, Tangerine Tango casa com a vivacidade e a adrenalina de um vermelho com a simpatia e calor do amarelo, para formar uma matiz magnética que emana calor e energia."











A paleta completa para a Adobe Creative Suite pode ser descarregada aqui.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Guia Impressão Adobe CS 5.5









Quer os projectos de design se destinem à impressão em offset, digital ou mesmo em várias plataformas e suportes, é quase inevitável utilizar ferramentas da Adobe. Para corresponder às necessidades de impressão dos seus clientes, esta software house decidiu editar um guia de impressão que pretende ilustrar passo-a-passo todas as opções de impressão disponíveis nos vários programas disponíveis no pacote CS 5 e 5.5.

A versão completa deste guia está disponível aqui.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Seminário APCER






No próximo dia 23 de Novembro será realizado no CCB em Lisboa, o seminário A Importância da Certificação no Sector Gráfico. Estarão presentes como oradores as empresas Tecnimprensa, Maiadouro e Lidergraf, para além dos intervenientes da APCER.

O programa e confirmação de presença poderão ser consultados aqui.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rosa Voluptuoso











Recentemente a Sappi Fine Pappers decidiu criar uma série de vídeos que retratam a relação de impressores, vendedores e clientes de artes gráficas. O resultado final traduz-se na apresentação da série Off Register, baseada em histórias da vida real. É um olhar hilariante sobre o dia-a-dia de uma gráfica.

E claro, não podia deixar de haver uma história sobre os problemas de comunicação da cor entre designers e impressores. Neste episódio, tudo acontece quando uma designer solicita a impressão de um rosa mais voluptuoso!!! Ver aqui.

Para além disso, se tiver histórias como estas, pode sempre envia-las para a produção da Sappi através do e-mail offregister@sappi.com/na. Quem sabe se a sua história não vai servir de inspiração para o próximo episódio...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Certificado Ugra PSO












Após alguns anos de trabalho intenso, surge em Portugal a primeira gráfica certificada pelo processo Ugra PSO. Durante esse período a Ugra formou funcionários da empresa Tecnimprensa para que estes se tornassem Ugra Certified Experts capazes de promover, implementar e suportar o método Ugra PSO em gráficas nacionais.

A primeira gráfica nacional a usufruir destes serviços foi a Gráfica Maiadouro, que introduziu os métodos Ugra PSO em diversos departamento da empresa. Durante a auditoria que decorreu no passado mês de Julho, a Gráfica Maiadouro cumpriu com as tolerâncias necessárias para receber o respectivo certificado de qualidade comprovada.

Parabéns a todos os envolvidos no processo...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VI CIPED









Decorreu nos passados dias 10, 11 e 12 de Outubro a sexta edição do Congresso Internacional de Pesquisa em Design, numa organização conjunta entre o CIAUD e o ANPE. O evento teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, com o mote “An Agenda for Design”, procurando afirmar-se como um marco internacional na disseminação de investigações nas principais áreas do Design (Comunicação, Produto e Moda), mas também do Ergodesign, do Design Inclusivo e da Urbanidade.

Durante a manhã do dia 12, integrada no painel de Design de Comunicação, foi apresentada a comunicação com o título "Tradução da cor - Perfis de cor no fluxo de trabalho do designer gráfico" da minha autoria. Aos interessados deixo aqui os conteúdos apresentados.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Compensação do ponto negro















Ao realizar uma conversão de cores, normalmente de RGB para CMYK, temos que seleccionar o perfil de destino e o método de conversão a utilizar. Estas duas opções podem ser encontradas em qualquer software ou RIP que tem que realizar uma conversão de cores mas, cada vez mais é comum encontrar outra opção. A compensação do ponto negro.

Esta compensação visa preservar a aparência visual da área de sombra no espaço de destino. Quando se utiliza o método de conversão colorimétrico relativo, uma vez que este tenta redefinir as cores fora da gama no ponto mais próximo possível, o resultado é a combinação de tons, principalmente visível na área de sombras onde se perde muita informação.Para evitar esta situação, a opção compensação de ponto negro evita que a perda de informação seja tão óbvia e ao mesmo tempo garante que a área de sombra continua a manter a consistência visual com o resto da imagem original.

A imagem em cima ilustra um exemplo de uma imagem com e sem a conversão do ponto negro, onde se pode notar a grande diferença nas zonas de sombra (imagem original publicada aqui).

domingo, 9 de outubro de 2011

6th UNIDCOM / IADE International Conference

















Decorreu nos passados dias 6, 7 e 8 de Outubro a sexta conferência internacional promovida pela UNIDCOM e IADE. Este ano, sob o tema Senses and Sensibility in Lisbon - Design, Marketing, Advertising, Photography and Visual Culture in the right place, as conferências contaram com a presença de Clive Dilnot, “um dos mais destacados historiadores e teóricos do design da actualidade” e docente da Parsons New School for Design, em Nova Iorque.

Para além dos conferencistas convidados, houve também lugar à apresentação de investigações sobre design onde se integrou uma apresentação da minha autoria, intitulada de "Colour Translation". A apresentação deste artigo decorreu no dia 6 de Outubro no Experimenta Lounging Space, no Antigo Tribunal da Boa Hora, em Lisboa.

Disponibilizo aqui o resumo do artigo que irá ser publicado no livro de actas da referida conferência.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

As cores do Bem e do Mal

Recentemente o conhecido site ColourLovers decidiu fazer uma espécie de homenagem aos mais de 70 anos desde a publicação do primeiro livro de banda desenhada. Mas em vez de fazer mais uma resenha das aventuras e desventuras dos numerosos heróis criados até hoje, decidiu fazer uma homenagem ao universo colorido da banda desenhada.

Foi assim criada uma infografia que descreve o mundo colorido de heróis e vilões, a sua evolução e caracterização, sempre baseada na utilização da cor na banda desenhada.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projecto Color Research












As capacidades visuais não são inatas nos seres humanos, ou seja, não nascemos a saber ver correctamente. Logo, a capacidade de perceber cores e pormenores nos recém nascidos é muito limitada, aumentando substancialmente ao longo do primeiro ano de vida.

Partindo deste pressuposto, a Chicco desenvolveu o projecto Color Research, com a intenção de estudar o desenvolvimento das capacidades visuais e percepção das cores nas crianças. Estes especialistas acrescentam que "... o sentido da visão e a percepção das cores desenvolvem-se gradualmente logo após o nascimento e é fortemente influenciado pelos estímulos do ambiente circundante." Assim, a Chicco garante que com os seus brinquedo o bebé recebe os estímulos adequados ao seu desenvolvimento visual.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A cor do céu de NY













A cada 5 minutos, o site NSKYC, actualiza uma nova fotografia com o céu de Nova York. A partir de uma análise da mesma, o designer Mike Bodge, desenvolveu uma aplicação que apresenta a cor média presente nessa fotografia. Desta forma, quando abrimos o site, deparamo-nos com um mosaico de cor que representa a cor média do céu de Nova York nas últimas 24 horas.

A experiência pode ter pouca utilidade mas o resultado é fascinante. Na imagem pode ver-se o desenrolar do anoitecer.

Neste momento, o seu criador está à procura de parcerias para poder expandir esta experiência para outras cidades. Haverá alguém interessado em colaborar em alguma cidade portuguesa? Quem sabe...

domingo, 28 de agosto de 2011

Campanha "Pantone Chips"
















Em jeito de rentrée política, e ainda sem grandes propósitos de divulgação de alguma novidade em relação à cor, gostaria apenas de partilhar uma campanha com a qual me "cruzei" durante o período de férias.

Trata-se de uma campanha para a gráfica Stilgraf Printing sediada em S. Paulo, realizada pela agência brasileira DPZ. A ideia é humanizar as pequenas amostras de cor dos catálogos da Pantone, e mostrá-las em pequenas acções quotidianas. O resultado é uma campanha original, com um toque de humor que o cliente retém com maior facilidade.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

my Pantone













A Pantone acaba de lançar uma nova versão do seu aplicação myPantone para sistema Android, iPhone e iPodTouch. Esta aplicação permite agora capturar, criar e partilhar paletas de cores Pantone dando o acesso a mais de 13000 referências de cor a designers onde quer que estes estejam.

O myPANTONE 2.0 incorpora o feedback de mais de 80 mil utilizadores para aumentar a funcionalidade da aplicação e atender às crescentes necessidades de designers. Agora, todos temos a possibilidade de ter acessível, no bolso, todos os catálogos Pantone existentes. A aplicação pode ser descarregada no Android Market e na App Store.

Veja aqui um pequeno vídeo que exemplifica as suas funcionalidades desta fantástica aplicação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A interação da cor













Apesar das férias, não resisto a deixar aqui algumas sugestões nesta época normalmente aproveitada para pôr as leituras em dias. Com o doutoramento em desenvolvimento, torna-se complicado durante o decorrer do semestre lectivo, estar a par de todas as edições e tentar ler alguns clássicos sobre a temática da cor.

O exemplo que aqui deixo é precisamente de um desses clássicos datado de 1963 na sua edição original. "A interação da cor" do professor, pintor, escritor, designer e tipógrafo alemão Josef Albers teve a sua mais recente edição em 2009 pela editora Martins Fontes. Este livro representou uma revolução na história das artes visuais, pois alterou profundamente a forma como entendemos a percepção das cores, utilizando a experimentação, a observação e a articulação entre diferentes cores, rompendo com dogmas e teorias tradicionais.

Nicholas Fox Weber, na apresentação do livro comenta, que "A interação da cor" é um best-seller
há mais de quarenta anos, período durante o qual vem modificando, de modo inquestionável, a vida dos seus leitores pelo mundo fora.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Férias...









Já não se fala noutra coisa... nem adianta tentar contrariar!!! Mas já que nos aproximamos das férias, queria deixar aqui a minha recomendação para uma estadia de qualidade. É óbvio que este blogue não se transformou em mais um onde abundam as opiniões e relatos de experiências em hotéis. Não nada disso... Logo, esta minha sugestão teria que ter algo a ver com cor.

Assim, gostaria de informar que abriu em pleno centro de Bruxelas, o primeiro hotel Pantone. Impecavelmente concebido por Michel Penneman e Hannaert Oliver, este hotel apresenta cores distintas em cada piso, convidando o hóspede a usar de forma colorida a sua imaginação durante os dias que estiver hospedado.

Agora apressem-se a reservar a vossa referência Pantone preferida em www.pantonehotel.com, os preços começam nos cerca de 90€.

Boas Férias!!!

domingo, 24 de julho de 2011

Glossário da Cor












O "Glossário de Termos: Cor, Imagens e Sistemas de Gestão de Cor" é uma ideia original do professor Robert Chung do RIT - Rochester Institute of Technology. Mais tarde, o seu aluno Javier Rodriguez-Borlado, do ITGT de Tajamar em Madrid, mostrou vontade de disponibilizar esta ferramenta a toda a comunidade falante do castelhano. Nasceu assim a primeira tradução desta obra.

Como leitor assíduo da investigação resultante destes dois institutos (RIT e ITGT), principalmente no que diz respeito às questões relacionadas com a reprodução da cor, não resisti a solicitar ao Javier a autorização para traduzir esta obra para o português. Nasceu, desta forma, uma estreita colaboração entre o IPT, o RIT e a ITGT, cujo primeiro resultado se traduz no lançamento desta obra que se espera, venha auxiliar estudantes, professores e investigadores destas questões da cor.

O glossário Inglês/Espanhol/Português está disponível aqui.





segunda-feira, 18 de julho de 2011

Color in Design Awards








As revistas norte-americanas HOW e PRINT estão a levar a cabo mais uma edição dos "Color in Design Awards". Estes prémios visam eleger as melhores aplicações de cor em trabalhos de design gráfico, sejam impressos, virtuais ou que utilizem outra plataforma de comunicação publicados entre Novembro de 2010 e Novembro de 2011.

Todos os materiais submetidos a concurso, publicidade, logótipos, sinalética, embalagens, capas de livros ou outros, serão julgados segundo critérios focados na aplicação da cor, nomeadamente, na forma como a palete de cores escolhidas contribuiu para a notoriedade do produto ou pela forma como a cor ajudou o produto a ganhar mais notoriedade.

Os trabalhos vencedores na edição de 2011 podem ser consultados aqui.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A cor da música











Não será habitual falarmos em cor quando nos referimos a música mas, recentemente, a designer Laia Clos do gabinete de design Mot Studio de Barcelona, desenvolveu uma forma de representar visualmente a música através de um conjunto de formas e cores.

O sistema de linguagem musica designado por "Sis TeMu" utiliza um código de cor para determinar a nota representada e o ritmo é representado pela posição e dimensão das figuras geométricas. Este sistema permite "visualizar" a música de um forma gráfica e colorida, sem perdermos a noção de ritmo acrescentando um lado mais estético.

terça-feira, 21 de junho de 2011

As matérias primas e a normalização










A indústria das artes gráficas baseia-se fundamentalmente na reprodução de imagens e textos, sobre vários tipos suportes de impressão, utilizando diferentes tecnologias. Para que o produto impresso apresente qualidade deve-se ter em consideração as principais matérias primas utilizadas - tinta e papel. São elas que influenciam decisivamente o resultado final apresentado ao cliente.

De forma a garantir consistência e precisão de resultados, organismos internacionais como a ISO (International Organization for Standardization) e a IDEAlliance (International Digital Enterprise Alliance), editam regularmente normas de forma a estabelecer objectivos e tolerâncias dos parâmetros que afectam a reprodução em artes gráficas.

Estas normas ou directrizes, apontam o resultado final que deve ser alcançado mas sem indicar a forma como o obter. De certa forma podemos dizer que não interessa que tinta ou que papel utilizamos, desde que se consigam obter resultados dentro das tolerâncias espectáveis. No que diz respeito à matéria prima tinta, a norma ISO 12647-2 recomenda a utilização de tintas que cumpram com a norma ISO 2846-1. É nesta que se definem as características colorimétricas que as tintas devem cumprir. Quanto ao papel, a norma 12647-2 não exige que este cumpra com nenhuma característica em concreto, limitando-se a classificá-los em 5 grupos:
  • Tipo 1 e 2 - Couché brilho e mate
  • Tipo 3 - Couché brilho em bobine
  • Tipo 4 - Não revestido branco
  • Tipo 5 - Não revestido amarelado

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A cor do papel









O papel continua a ser um dos substratos mais utilizados quando se fala em impressão, tendo um peso aproximado de cerca de 30 a 50% do custo de toda a produção. Apesar disso não existe na indústria papeleira qualquer tipo de normas, especificações ou standards que regulem coisas tão básicas como a classificação do tipo de papel ou a cor do mesmo.

Cada fabricante de papel acaba por adoptar diferentes denominações, consoante a sua postura comercial complicando bastante o papel de quem compra, uma vez que não consegue fazer uma comparação directa e objectiva de produtos semelhantes.

Quanto à cor, o produto acaba por receber denominações tão vagas como "creme", "natural", "branco neve" ou outras, em vez de definições mais objectivas como coordenadas CIE L*a*b. Mais uma vez, nesta questão da cor, não existem especificações ou tolerâncias que os fabricantes de papel devam seguir, muito menos em relação à utilização de branqueadores ópticos utilizados no seu fabrico. Estes aditivos têm uma importância extrema uma vez que quanto maior for a sua utilização, mais difícil será obter uma correspondência visual entre impressos no mesmo suporte mas utilizando tecnologias diferentes.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Perfis de Cor para papéis





Quando estamos envolvidos na gestão da cor de um determinado fluxo de trabalho, temos a preocupação de ter presente os perfis de cor adequados, nomeadamente o do equipamento de captura da imagem ou de visualização (entrada) e o da tecnologia usada para impressão (saída). No entanto, é fácil perceber que quando imprimimos sobre suportes de impressão diferentes, os resultados também podem ser diferentes.

Para minimizar estas situações, algumas papeleiras começam a disponibilizar perfis de cor dos seus produtos, garantindo assim que o perfil para além de adequado à tecnologia de impressão, fará as devidas correcções de cor tendo em conta o comportamento do suporte de impressão.

Entre as distribuidoras que já disponibilizam este serviço encontra-se a Fedrigoni. Para já, os perfis de cor estão apenas disponíveis para uma pequena quantidade de papéis, mas acredita-se que este será apenas o primeiro passo para que esta prática ser torne cada vez mais corrente. Ficam aqui alguns dos perfis já disponibilizados.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Publicação CIDAG









Foi publicado este mês o livro de actas da 1.ª Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas que decorreu o ano passado em Lisboa, conforme se pode ler aqui. O artigo completo publicado nesta edição bilingue com o título "Previsibilidade na reprodução da cor" fica aqui disponível para todos os interessados.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Apresentação Arte Final









No passado dia 11 de Maio foi apresentado aos alunos do segundo ano do curso de Design e Tecnologia das Artes Gráficas do IPT, uma sessão subordinada ao tema "Gestão da Cor - da ideia à produção". Esta apresentação surge de um convite da docente da unidade curricular de "Arte Final Digital" - Fátima Matos, e tinha como objectivo transmitir aos alunos algumas noções mais concretas do que é a Gestão de Cor.

A apresentação aborda questões como a definição da gestão da cor, como funciona, o que é um perfil de cor, a normalização dos processos gráficos e termina com a apresentação de um estudo de caso. A apresentação poderá ser descarregada aqui.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Colorplex












A softwarehouse Leaping Bytes anunciou o lançamento da versão 1.2 do seu software Colorplex para Mas OS X. Este aplicativo tem um interface escalonável segundo a utilização pretendida, e permite manipular a cor em espaços RGB, HSB, CMYK ou Escala de Cinzentos, tendo a possibilidade de analisar o resultado numa área de pré-visualização.

Ao contrário de outras aplicações deste género, o Colorplex permite guardar as suas conversões de cor e partilhá-las com quem entender. Esta versão está disponível por $1,99 na Mac AppStore.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

How well do you see color?







Este é o desafio proposto pela X-Rite. Tendo em conta dados que apontam para o facto de 10% da população mundial sofrer de algum tipo de daltonismo, esta marca disponibiliza no seu site uma ferramenta que permite medir a percepção visual de cada indivíduo.

O desafio consiste em ordenar três escalas de cor cuja primeira e última amostra se encontram fixas. Finalizada esta tarefa, são solicitados alguns dados para se perceber em que grupo etário nos encontramos, e é apresentado o resultado final do teste. Quanto mais este resultado se aproximar de zero, melhor será a nossa percepção visual da cor.

Experimente já e verifique a sua apetência para percepcionar pequenas alterações de cor. Teste disponível aqui.

sábado, 16 de abril de 2011

MIT Media Lab's













Foi recentemente apresentada a nova imagem gráfica do "MIT Media LAb's". À primeira leitura poderíamos pensar - porquê esta notícia num blogue sobre cor?

Este caso despertou-me muita curiosidade, principalmente devido à forma como a cor foi utilizada de modo a permitir maior plasticidade à marca em si. O logo em questão permite, através da aplicação de um algoritmo matemático, criar 40.000 variantes com 12 combinações diferentes de cor. Desta forma, poder-se-ia utilizar um logo diferente em cada peça produzida pelo MIT durante cerca de 25 anos, sem nunca repetir a forma ou a combinação de cores.

Sem dúvida, esta imagem marcará uma viragem histórica no conceito de imagem em mutação. Veja o vídeo de apresentação aqui.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Gestão da Qualidade













Foi lançado, durante a última edição da Graphispag em Barcelona no passado mês de Março, o livro "Gestión de la calidad en el sector gráfico" da colecção de "Producción de Proyectos Gráficos". Da autoria de Jesús García Jiménez, este título aborda as questões mais críticas da qualidade, aplicadas especificamente à indústria gráfica. São identificadas as razões para sustentar a aplicação das normas de qualidade e sugeridas medidas para aplicação da qualidade total segundo a conjuntura actual deste sector.

Esta colecção conta já com 7 livros especialmente dedicados a temas de interesse para o sector gráfico. O novo título e os anteriores poderão ser consultados no site do editor.

sábado, 26 de março de 2011

ARTEC 21













Mais uma vez, os alunos finalistas do curso de Design e Tecnologia das Artes Gráficas abraçam a organização do ARTEC - Simpósio de Design e Artes Gráficas. Já na sua 21.ª edição este simpósio conta com uma importante presença de profissionais dos mais variados ramos da comunicação e artes gráficas, compondo assim um interessante painel de oradores.

O tema deste ano é Simbiose, e pretende mostrar de que forma as Artes Gráficas se relacionam com outras áreas como a tecnologia gráfica, a tipografia, a comunicação visual, a fotografia, os novos media, etc. Destaco do vasto programa o dia dedicado às Tecnologias Gráficas onde estarão presentes, entre outros, nomes como os de Javier Rodriguez-Borlado do Instituto Tecnologico Y Gráfico de Tajamar, Ângela Rodrigues da P'ós Gráficos, Rui Oliveira da Gráfica Maiadouro, Marco Neves da Faculdade de Arquitectura, André Novais de Paula da Directimedia e Miguel Neiva da ColorAdd.

Para mais informações consulte o site e marque desde já a sua presença em Tomar nos dias 13, 14 e 15 de Abril fazendo o pré-registo. A presença no evento é gratuita, sendo apenas recomendado o registo no site.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sistema de tintagem Anilox









A tecnologia de impressão offset, "ameaçada" pela tecnologia digital no que diz respeito à impressão de pequenas tiragens, responde com a utilização de sistemas de tintagem com rolos Anilox. Apesar de já não ser uma novidade, este sistema surgiu aplicado a equipamentos de impressão offset na Ipex de 2006, só agora se olha para ele como uma "arma" para que o offset possa ser rentável em tiragens relativamente curtas.

Os equipamentos com este sistema de tintagem apresentam tempos de afinação muito curtos e praticamente sem desperdício. O segredo reside na utilização de um rolo Anilox tal como este é utilizado na flexografia, ou seja, recolhendo a tinta do tinteiro e aplicando-a na quantidade certa à matriz de impressão. Desta forma evita-se também a utilização de um grande número de rolos de tintagem e consequentes afinação, manutenção e limpeza.

segunda-feira, 7 de março de 2011

ColorLogic









Os efeitos metalizados em impressão offset já não são novidade. Seja através de tintas metalizadas, películas de estampagem ou plastificação holográfica, existe já um leque alargado de trabalhos que recorrem a estes efeitos. Um dos sistemas utilizados para a reprodução de vários tons metalizados é o Metal FX que, até à bem pouco tempo, era comercializado em Portugal pela Induquímica. No entanto, este fornecedor anunciou a descontinuação do produto. Podem consultar o comunicado aqui.

Surgem agora outras alternativas sendo o sistema da ColorLogic aquele que apresenta as melhores referências. O sistema baseia-se na utilização de uma cor metalizada base que, impressa antes das cores da quadricromia, cria efeitos metalizados intensos a um custo relativamente baixo.

É possível utilizar este sistema com tecnologia de impressão offset, flexográfico, jacto de tinta e processos digitais. Para tal é necessária a aquisição de uma licença de utilização do sistema para ter acesso ao software que executa a separação da imagem em 5 cores primárias - prata, cyan, magenta, amarelo e preto.

Mais pormenores aqui.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como visualizar gamas de cor

Começa a ser uma prática habitual comparar gamas de cor, sejam elas de perfis ICC ou mesmo de espaços de cor utilizados no processo criativo. Apesar de ser uma das funções de algumas aplicações de gestão de cor, poderemos aceder a esta tarefa de uma forma mais fácil.

Uma dessas aplicações é a da Chromix, que permite fazer a visualização 2 e 3D dos diversos perfis presentes num determinado sistema, analisar se determinados tons estão ou não dentro desse perfil e comparar diferentes gamas de cor.









© Chromix ColorThink 2.1.2

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Apresentação António Arroio




No passado dia 15 de Fevereiro, integrado no seminário de design de comunicação, apresentei a comunicação intitulada "Tradução da cor: da criação à produção". A intenção era mostrar à plateia, composta maioritariamente por alunos dos cursos de comunicação, formas de evitar os erros na previsão da cor impressa.

Foram abordados diferentes aspectos que podem ser melhorados durante a fase de criação, por forma a melhorar os resultados impressos da cor, assim como um estudo de caso onde a gestão de cor desempenha um papel de extrema importância.

Agradeço desde já o acolhimento por parte dos docentes da Escola António Arroio, em especial à Dra. Paula Marques pelo convite para este seminário.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Impressão do "K"

Já abordamos em entradas anteriores as grandes diferenças, quase imperceptíveis no monitor, da composição da cor preta em artes gráficas (ver "Nem todos os pretos são iguais" parte 1 e parte 2).

Em qualquer monitor, a utilização de um preto 100%, de um preto de registo ou um preto frio terão praticamente o mesmo aspecto. No entanto, e caso não se tenham em atenção alguns pequenos pormenores, as surpresas podem surgir. Qualquer designer gráfico ou produtor de conteúdos deve estar ciente dos problemas surgidos de forma a poder controlá-los ou mesmo usá-los em seu favor.

Ficam aqui algumas ajudas:








Este caso testemunha a utilização de uma barra com preto 250% (C70 M50 Y30 K100) com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.









Neste segundo exemplo apresenta-se o caso da utilização do preto 100% com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.









O terceiro exemplo demonstra a utilização do mesmo preto 100% mas com overprint aplicado na zona da imagem.








Por último, a utilização do preto frio (C60 M0 Y0 K100) com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.

Imagens originalmente disponíveis no blogue quality in print


domingo, 16 de janeiro de 2011

E a cor do ano é...









Mais uma vez a Pantone elegeu em Janeiro aquela que considera ser a cor do ano de 2011. Desta vez a escolha recaiu sobre a cor "Honeysuckle" ou "Madresilva" em Português. Leatrice Eiseman, directora executiva da Pantone, explica que em tempos complicados como os que se advinham precisamos de algo para levantar os nossos espiritos, como tal a cor "Madresilva" é cativante, transmite sensações de coragem e vitalidade.

A Pantone disponibiliza no seu site uma paleta de cores para utilizar nas suas aplicações. Para fazer download basta clicar aqui.

C 0 M 86 Y 10 K 0
R 203 G 101 B 134

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lâmpada Camaleão












Poderia até ser uma sugestão de Natal... não fosse o Natal já ter passado. Esta lâmpada / brinquedo tem a característica de, tal como o camaleão faz na natureza, "imitar" a cor no meio ambiente que o rodeia. Através de duas lâmpadas colocadas por baixo do objecto, o "Huey analisa a cor da superfície e tenta recriá-la através de led's colocados ao longo do brinquedo. Pode ser adquirido aqui.