domingo, 30 de janeiro de 2011

Impressão do "K"

Já abordamos em entradas anteriores as grandes diferenças, quase imperceptíveis no monitor, da composição da cor preta em artes gráficas (ver "Nem todos os pretos são iguais" parte 1 e parte 2).

Em qualquer monitor, a utilização de um preto 100%, de um preto de registo ou um preto frio terão praticamente o mesmo aspecto. No entanto, e caso não se tenham em atenção alguns pequenos pormenores, as surpresas podem surgir. Qualquer designer gráfico ou produtor de conteúdos deve estar ciente dos problemas surgidos de forma a poder controlá-los ou mesmo usá-los em seu favor.

Ficam aqui algumas ajudas:








Este caso testemunha a utilização de uma barra com preto 250% (C70 M50 Y30 K100) com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.









Neste segundo exemplo apresenta-se o caso da utilização do preto 100% com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.









O terceiro exemplo demonstra a utilização do mesmo preto 100% mas com overprint aplicado na zona da imagem.








Por último, a utilização do preto frio (C60 M0 Y0 K100) com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.

Imagens originalmente disponíveis no blogue quality in print


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