domingo, 20 de dezembro de 2015

Verificação final da cor










Verificar a cor durante a impressão é o último passo no sentido de garantir que o trabalho final corresponde às expectativas geradas ao longo de todo o processo. A fidelidade da cor, a reprodução homogénea são alguns dos fatores a considerar mas, há pequenos detalhes que devem ser  supervisionados nesta fase.
O site DesignPrintImpact apresenta uma compilação de conselhos criados por impressores, designers e clientes experientes para que nada escape nesta fase final. Listagem completa aqui.


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

E a cor do ano é...











... São duas!!!

Mais uma vez a Pantone elege a cor do ano mas, ainda assim, consegue surpreender tudo e todos ao eleger não uma, mas sim duas cores. A escolha recaiu nas cores denominadas por Rose Quartz e Serenity.

No que ao mundo da impressão diz respeito, trata-se da cor Pantone Pastel 9281C e Pantone 7451C com as respetivas aproximações CMYK com as fórmulas 0 | 14 | 9 | 0 e 46 | 23 | 0 | 0. Segundo a Pantone, estes dois tons podem ajudar a evocar um sentimento de tranquilidade e paz interior. Estes são os desejos da Pantone para 2016.


terça-feira, 17 de novembro de 2015

AIC 2016







A International Colour Association (AIC) organiza anualmente um encontro internacional onde reúne especialistas na área da cor, design, arte e indústria. Este ano a organização cabe à Associação Chilena da Cor entre os dias 18 e 21 de Outubro de 2016.

A chamada de trabalhos originais já começou, e decorre até ao dia 18 de Janeiro Fevereiro de 2016. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento em http://www.aic2016.org. Em 2018 será a vez de Lisboa acolher este prestigiado evento.


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Color Matching Game













Já divulgamos, em outras ocasiões, jogos com a cor ou a percepção desta, como personagem principal. Desta vez falamos do site http://color.method.ac/ onde é possível testar os nosso níveis de percepção da cor.

A intenção é que cada jogador se familiarize com a roda da cor e, para isso, são colocados uma série de desafios de correspondência de cor com uma amostra. Com limite de tempo, é necessário escolher qual a cor que nos parece que apresenta melhor correspondência visual, e o resultado é apresentado com o nível alcançado. O nível de dificuldade vai aumentado ao longo do desafio, e no final é apresentada a pontuação final obtida.

Bom jogo...


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Landa NanoInk









O mundo da tecnologia da impressão está em suspenso até à abertura da Drupa a 30 de Maio de 2016. O motivo? A apresentação das novas máquinas de impressão Landa. No mesmo evento há quatro anos, Benny Landa surpreendeu tudo e todos ao apresentar uma nova tecnologia que utiliza pigmentos nanométricos e, apesar de nessa altura não ter sido possível comprovar os reais resultados impressos, todo o mercado gráfico ficou na expectativa.

Durante os últimos anos, a equipa da Landa tem publicado algumas informações mais detalhadas sobre a tecnologia, apresentado diferentes modelos de equipamentos e mostrado algumas vantagens da tecnologia desenvolvida no centro de investigação desta marca israelita.

Em termos de cor, a equipa de investigação argumenta que com esta tecnologia é possível aumentar significativamente a gama de cor, quando comparada com a tecnologia de impressão offset. Este aumento acontece sobretudo porque a tinta aplicada sobre a superfície a imprimir já está parcialmente seca, garantindo assim, menor absorção por parte do suporte, maior intensidade e brilho das cores impressas.




sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Kit pintura sem nome













No que à cor diz respeito, por vezes o mais complicado, não é tanto a compreensão dos conceitos inerentes à formulação da cor (síntese aditiva ou subtrativa), mas sim a atribuição de um nome específico a uma cor. É necessário que essa denominação seja o mais universal possível e que esta possa ser entendida por todos, da mesma forma, para que não se gere nenhuma dúvida.

Como nem sempre isso é fácil, os designers Yusuke Imai e Ayami Moteki, criaram um kit de pintura, cujas peças não são identificadas pelo nome da cor, mas sim pela formula utilizada para a obter. Assim, o tubo de tinta verde, em vez de ser identificada desta forma, apresenta apenas uma representação simbólica da cor azul e amarela. Desta forma os designers acreditam que é possível ensinar os conceitos de cor, antes mesmo de lhes atribuir um nome.




quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Projeto FRED15








No passado dia 30 de Setembro, a ECI – European Color Initiative publicou, em parceria com a bvdm, a Fogra e a Ugra, novos perfis de cor que correspondem à atualização de dezembro de 2013 da norma ISO 12647-2. A revisão desta norma tem em conta as mais recentes tecnologias de medição, utilização de iluminantes padrão, e controlo de branqueadores ópticos.

Desde o momento da sua publicação, o projeto FRED15, foi responsável pelo desenvolvimento dos novos dados de caracterização, novos perfis de cor para impressão offset e pelas novas tiras de controlo a utilizar. Para já estão disponíveis os perfis de cor para as condições de impressão 1 e 5 (papel revestido e papel não revestido). Estas novas ferramentas podem ser descarregadas aqui.


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Encerramento do centro de investigação AIDO









O "Instituto Tecnológico de Óptica, Color e Imagen" AIDO de Valência, reconhecido no setor da indústria gráfica por se ter tornado numa referência no desenvolvimento de atividades de formação e serviços de tecnologia prestados às empresas, nomeadamente nas áreas da gestão de cor e implementação de normas ISO, comunicou o encerramento de todas as suas atividades.

Depois de 27 anos de atividade, a AIDO não resistiu a um escândalo que envolve alguns gestores do instituto, alegadamente no que diz respeito à fraude na obtenção de financiamentos e outras irregularidades. A reestruturação que o instituto vinha a desenvolver desde 2012, que envolveu o encerramento de alguns departamentos, não foi suficiente para criar um plano de viabilidade empresarial, levando os tribunais espanhóis a decretar o encerramento imediato do instituto, que empregava ainda 55 funcionários.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Encontrado catálogo de cores do séc. XVII















O historiador de arte Erik Kwakkel anunciou ter encontrado recentemente, na Biblioteca Méjanes em Aix-en-Provence em França, um catálogo de cores datado de 1692. Esta edição manuscrita tem identificado como autor um artista de seu nome “A. Boogert”, que descreve cada tom ao longo de mais de 800 páginas pintadas a aquarelas. Boogert não só descreve o uso das cores na pintura, mas explica também como as misturar, adicionando 1, 2 ou 3 partes de água, de forma a obter diferentes tonalidades.
Apesar de ter como intenção ajudar os pintores da época, por se tratar de um livro manuscrito, e por não se conhecerem mais exemplares, o impacto desta obra não terá sido significativo, apesar da sua atualidade. O livro pode ser consultado na sua totalidade aqui.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O magenta não existe!!!







Os cones são as células fotosensíveis que possuímos nos nossos olhos e que são responsáveis pelas cores que vemos, mas "só" são sensíveis ao vermelho, verde e azul. No entanto, a cor magenta não tem um comprimento de onda que possa ser representado no nosso espectro visível. Então como é que o nosso cérebro consegue perceber a cor magenta?

Neste vídeo o cientista Steve Mould demonstra o estranho fenómeno da mistura de cores, onde nem tudo o que parece é...


segunda-feira, 20 de julho de 2015

"Apenas" 5 razões

Muitas empresas do sector da comunicação trabalham no no limite dos prazos para conseguir produzir e verificar as artes-finais, enviar o trabalho para a gráfica, aprovar a prova de cor, produzir e entregar o trabalho ao cliente. Só depois do trabalho entregue se vêm ao pormenor questões como a correcta reprodução da cor, e se estranha o porquê de a cor impressa não ter o aspecto desejado.

As pequenas agências de publicidade e de produção gráfica descrevem a gestão de cor como "um luxo", como algo "que acarreta custos adicionais" e que apenas podem ser "suportados pelas grandes empresas do sector". Mas existem boas razões para adoptar os sistemas de gestão de cor e é fácil de perceber que este investimento rapidamente se traduz em melhorias dos processos e, consequentemente, numa maior produtividade.

Estas são as 5 razões apontadas recentemente por um artigo da Dubsat para que as pequenas agências de publicidade e produção adoptem ferramentas de gestão de cor nos seus processos:

  1. A gestão de cor melhora significativamente os processos de execução de uma arte-final – na sua forma mais simples, a gestão de cores melhora a previsibilidade da reprodução das cores, desde o momento da captura até à produção final. Empresas de impressão e acabamento podem trabalhar sabendo que o que vêem no ecrã é o que os designers criaram, e que seu trabalho irá traduzir corretamente o que foi planeado.
  2. A gestão de cor acelera os processos de trabalho – A alteração dos processos de trabalho permite uma optimização de recurso assim como standardizar a forma como se trabalham as cores de forma a haver o mínimo de alterações possíveis ao longo do fluxo de trabalho.
  3. A gestão de cor reduz despesas – Reduzindo os tempos de preparação das artes-finais, e garantir que não há necessidade de rectificações de última hora, é possível garantir um melhor planeamento de toda a produção e consequente optimização de recurso, traduzidos num redução de despesas
  4. Os clientes exigem um bom tratamento de cor – Cada vez mais os clientes têm consciência da importância da correcta reprodução da cor. Por isso, muitos clientes começam a exigir a utilização de ferramentas de gestão de cor de modo a poderem, em qualquer fase do processo, obter simulações da cor impressa. Desta forma também é possível acelerar o processo de revisão e aprovação dos trabalhos.
  5. A gestão de cor assegura consistência de cor entre diferentes meios – Nos dias que correm, é comum que uma imagem possa ser reproduzida em mais do que um meio de comunicação ou suporte. Os sistemas de gestão de cor também podem ajudar a garantir a coerência, não só entre os diferentes anúncios impressos, mas também entre os anúncios on-line e anúncios impressos.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

iPad Mini Retina


















Quando decidimos adquirir uma nova versão de um dispositivo electrónico, estamos à espera que todas as especificações sejam iguais ou tenham sido melhoradas. No que diz respeito à reprodução da cor, não foi o que se passou quando a Apple lançou as novas versões 2 e 3 do iPad Mini Retina. Enquanto que o modelo iPad Air 2 consegue reproduzir com estabilidade e exatidão 100% do espaço de cor sRGB, os modelos mini conseguem pouco mais de 60%.

Claro está que esta "falha" não tem grande importância para o comum dos utilizadores destes aparelhos, mas se procuramos um dispositivo móvel que reproduza correctamente as cores, teremos de ter este factor em atenção no momento da escolha do modelo mais adequado à nossa utilização.

Os dados técnicos podem ser consultados aqui.


sexta-feira, 26 de junho de 2015

Teste percepção das cores













Este é um jogo onde podemos rapidamente perceber o nível da nossa acuidade visual. De uma forma divertida, o utilizador é levado a escolher a única amostra de um conjunto cuja cor não corresponde a todas as outras. Inicialmente em padrões pouco complexos, mas ao longo do jogo o número de amostras aumenta e a diferença entre as cores é cada vez menos perceptível.

Cada conjunto tem um tempo limite de 15 segundos que, depois de ser esgotado, compara o resultado final com a acuidade visual de um animal. Divirta-se no site da iGame.


quarta-feira, 17 de junho de 2015

Nova norma ISO 17972-1:2015











Foi aprovada e publicada a nova norma que promete normalizar a comunicação dos dados técnicos da cor, entre vários dispositivos e aplicações.

Durante a última década, o grupo de trabalho encarregue do desenvolvimento desta norma, definiu métodos para a troca de dados medidos e metadados associados para indústria gráfica, e para a troca de ficheiros entre os diferentes envolvidos na produção gráfica. A ISO 17972 irá eliminar as suposições de cores a comunicar, desde a concepção até à impressora, usando os dados CxF embutidos em documentos PDF.

Esta ação irá substituir o atual formato CGATS para comunicar informação técnicas de cor, e tornar-se uma linguagem universal para o mundo da comunicação impressa. O formato CxF trabalha com ficheiros XML abertos para se integrar perfeitamente em qualquer fluxo de trabalho baseado na web ou perfis de cor ICC. Este ficheiro com dados espectrais fornece os dados para simular com precisão cores diretas, degradés e overprints para produção e provas de cor.


terça-feira, 9 de junho de 2015

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Nova imagem IDEAlliance







A IDEAlliance lançou uma nova identidade que pretende ser o espelho da nova visão para os seus membros e a sua missão para o futuro na área gráfica. Para Joe Duncan, presidente do conselho executivo da IDEAlliance "a nova identidade reforça a nossa posição como uma empresa inovadora no desenvolvimento de melhores práticas e a principal entidade a nível mundial certificadora de processos e sistemas de produção gráfica". David Steinhardt, presidente e CEO da IDEAlliance, também acrescentou que atualmente, "com filiais em todo o mundo e a representação de mais de 1.600 empresas, a IDEAlliance nunca foi tão forte. O nosso novo logotipo representa um espectro completo de cores que representa a cadeia de abastecimento interligado dos meios de comunicação de hoje".

Além do logotipo, a nova identidade inclui seis ícones que representam um leque diversificado de programas e atividades da IDEAlliance, apoiando a comunicação da sua oferta de serviços aos  membros de forma mais clara.


segunda-feira, 18 de maio de 2015

Coolors











Coolors é um website e uma app iOS que permite gerar um número infinito de combinações de cores tocando apenas na barra de espaços do seu computador. A cada toque, uma nova paleta aparece no ecrã, dividida em cinco janelas. A cada passo pode bloquear uma dar cores e ir ajustando até obter os cinco tons da sua combinação de cores.

Fabrizio Bianchi começou a trabalhar na ferramenta Coolors por frustração pessoal. Os geradores de paletas de cores que conhecia ou eram demasiado complexos ou básicos. Algumas destas ferramentas fornecem tantas opções de personalização que é difícil saber sequer por onde começar. Com o Coolors cada cor tem um controle que permite ajustar os valores HSB, RGB e CMYK, podendo o utilizador guardar ou exportar a seleção em vários formatos.

Experimente já aqui ou faça o download da aplicação para o seu smartphone na AppStore.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Colortrix













Este é o primeiro jogo desenvolvido pelo estúdio independente português Arcade Thumb, e já está disponível para iPhone e iPod Touch através da AppleStore. Com uma mecânica de jogo muito simples e um design visual fantástico, promete manter os jogadores entretidos durante horas. Pode parecer simples ao início, mas vai viciá-lo em pouco tempo.

Mas este novo jogo para smartphones aposta num conceito inclusivo, uma vez que pode  também ser jogado por daltónicos. Os detalhes das peças foram desenhados de maneira a que um daltónico pudesse distinguir as peças e jogar sem problemas.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Amarelo Minion















A colaboração entre a Illumination Entertainment e a Pantone nasceu quando Pharrell Williams, compositor da música dos filmes Despicable Me, lançou a ideia da criação de uma cor específica para os Minions. Em paralelo, o Pantone Color Institute estava envolvida no seu processo usual de pesquisa sobre as tendências de cores globais e conduziu um estudo sobre as influências das cores nos processos de pensamento humano, emoções e reações físicas à cor.

O resultado desta investigação, mostra o desejo do consumidor em ter uma cor que transmita mais energia. A Pantone trabalhou em estreita colaboração com a equipa de animação da Illumination Entertainment para avaliar a gama de cores existentes e identificar a representação mais pura dos Minions.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

ARTEC 25







Decorre entre os próximos dias 22 e 24 de Abril a 25.ª edição do ARTEC – Simpósio de Design e Artes Gráficas. Este evento é da responsabilidade dos alunos finalistas da Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas  e este ano o mote é a multiplicidade.

Esta característica distingue claramente tudo o que se faz hoje na nossa área profissional (e em tantas outras). Não se pode criar um projeto hoje sem pensar em múltiplas representações físicas e virtuais do mesmo. O mundo editorial não vive sem uma multiplicidade de suportes: papel, web, smartphone, tablet, entre outros. Não há evento que sobreviva sem uma promoção em vários meios: cartazes, publicidade impressa, difusão massiva nas redes sociais, e-mail, banners, entrevistas na televisão ou na rádio. No campo da identidade há soluções que usam a multiplicidade de versões como a sua mais forte característica. Fazer design de comunicação e produzir graficamente, hoje, significa encontrar uma solução global com vida polimórfica e flexível o suficiente para ser eficaz de modo equivalente na vasta multiplicidade de formatos e de suportes à disposição.

Mais informações no site do evento e na página de facebook.



segunda-feira, 30 de março de 2015

ColorFilter










No post anterior divulgamos um teste que rapidamente permite diagnosticar alguma forma de daltonismo. Tendo em conta as dificuldades associadas a esta limitação no reconhecimento das cores, todos os designer gráficos deveriam perceber o impacto que esta limitação pode provocar nos trabalhos que desenvolve regularmente.

No site ColorFilter é possível fazer uma simulação de que forma as pessoas daltónicas percebem um determinado grafismo, independentemente do grau de daltonismo. Desta forma o designer pode, mesmo antes de apresentar o seu produto final, fazer algumas alterações cromáticas tendo em conta a visão das cores limitada de alguns elementos do seu público-alvo.


terça-feira, 24 de março de 2015

Teste daltonismo













Sabia que 8% dos homens e 1% das mulheres têm alguma forma de daltonismo? Aproximadamente 284 milhões de pessoas no mundo têm dificuldade em distinguir as cores, não percebendo no entanto que são daltónicos. Muitas crianças com daltonismo são frequentemente diagnosticadas com dificuldades de aprendizagem, e só quando adultas, se percebe que essa dificuldade estava associada a um problema de visão.

Faça aqui o seu teste gratuitamente.

quinta-feira, 5 de março de 2015

A cor do vestido











No final do passado mês de Fevereiro, as redes sociais e diversos sites de tecnologia e moda, foram invadidos por um misterioso vestido que para uns seria azul e preto e para outros branco e dourado.

Entre outros fatores, uma das razões para que isto tenha acontecido reside no facto de os nossos olhos usarem o ponto branco da imagem como parâmetro para decidir como vai interpretar os restantes elementos. Na verdade as pessoas estão a observar imagens diferentes, com contrastes diferentes e pontos brancos envolventes completamente distintos.

Trata-se por isso de uma ilusão de óptica já amplamente demonstrada, por exemplo, pelos trabalhos de Edward H. Adelso. No caso do exemplo aqui reproduzido, os dois quadrados (A e B) são exactamente da mesma cor mas, devido às cores envolventes, parecerem apresentar tonalidades completamente diferentes.


sábado, 28 de fevereiro de 2015

AIC 2018









Já é oficial... A Association Internationale de la Couleur (AIC) irá realizar o seu congresso anual em Lisboa no próximo ano de 2018. Foi durante a realização do congresso AIC2014 em Oaxaca, que a Presidente Honorária da Associação Portuguesa da Cor (APC), Doutora Maria João Durão, defendeu com sucesso a candidatura à organização da conferência de 2018.

Pela importância, relevância e prestígio deste evento damos os parabéns a toda a estrutura da APC por ter conseguido assegurar que os grandes temas relacionados com a cor passarão por Lisboa.

Pode consultar os resultados das anteriores conferências aqui.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ColorTrue







A X-Rite Incorporated, anunciou o início da comercialização da aplicação ColorTRUE™ para as plataformas iOS e Android. Esta ferramenta oferece a fotógrafos, designers e profissionais da industria gráfica a possibilidade de calibrar e criar perfis de cor de tablets e outros dispositivos móveis de forma a proporcionar uma correspondência de cor mais precisa entre diferentes suportes electrónicos.

O utilizador desta aplicação, disponibilizada gratuitamente, permite que o telefone ou tablet possa ser calibrado depois de ligado a um computador e a uma ferramenta de medição de cor. O perfil resultante aplica-se a todas as imagens, oferecendo ao utilizador melhor correspondência de color entre o monitor e outros dispositivos móveis.

Pode ver um vídeo de todo o processo aqui.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ViGC Output Essentials



















O Centro de Inovação Flamengo da Comunicação Gráfica (ViGC), é o centro de conhecimento para a indústria das artes gráficas que acompanha as novas tecnologias e as novas evoluções do setor. Mas a ViGC também presta apoio às empresas que estão à procura de um maior grau de eficiência,  inovação de processos e produtos.

Uma das ferramentas criadas por este grupo Holandês é o ViGC Output Essentials que permite a seleção de algumas funções essenciais do Adobe InDesign, sem ter de selecionar vários painéis e opções. Esta ferramenta  vai ajudar os designers a criar correctamente os seus documentos, definindo dois fluxos de trabalho diferentes: um para EPUBs, web ou tablet, e um segundo para impressão e documentos "híbridos".

O painel em si é dividido em 5 etapas:
– carregar perfis de cor e predefinições de exportação;
– configurações básicas de documentos;
– pré-visualização de documentos;
– verificação de documentos;
– export / package.

O ViGC Output Essentials pode ser descarregado gratuitamente aqui.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015















Depois de terminada a angariação de fundos do projeto CUBE (ver notícia aqui), um ano depois a notícia é que a primeira edição deste dispositivo esgotou, demonstrando assim a aceitação que o mercado teve por este produto.

Agora, para além de se poder registar para a pré-venda da segunda edição, os utilizadores do CUBE podem também fazer o download do CUBE Link para PC ou MAC. Esta aplicação permite capturar as cores diretamente para o computador e sicronizá-las com o Adobe Photoshop.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Ano Internacional da Luz








A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu dedicar o ano de 2015 às comemorações do Ano Internacional da Luz, reconhecendo a importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

As atividades agendadas podem ser consultadas aqui.