sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nem todos os pretos são iguais (parte 2)

PRETO PANTONE COATED (C71 M67 Y67 K71)









Trata-se de uma cor directa utilizada normalmente na impressão de textos e trabalhos apenas a uma cor, onde a utilização das quatro cores primárias se torna mais dispendiosa. Também é utilizada na impressão de imagens duotone. Existe nas versões coated e uncoated.

PRETO FRIO (C50 M0 Y0 K100)









Nesta combinação adiciona-se cyan de forma a tornar o tom preto mais frio. A quantidade pode variar entre 20 e 80% consoante o efeito pretendido. A aplicação de uma percentagem de cyan com o preto de selecção ajuda também a tornar o preto mais opaco e intenso. Pode ser útil para quando só temos disponível o preto de selecção.

PRETO QUENTE (C0 M60 Y0 K100)









Nesta combinação adiciona-se magenta de forma a tornar o tom preto mais quente. A quantidade pode variar entre 20 e 80% consoante o efeito pretendido.

PRETO HEXACROMIA (C76 M69 Y64 K75)









Trata-se de uma das cores primárias do sistema hexacromático, que utiliza como cores primárias o cyan, magenta, amarelo, preto, laranja e verde). A sua utilização fora deste sistema de impressão não trás nenhuma vantagem ou benefício.

É usual em artes gráfica, principalmente na impressão do preto, recorrer-se à dupla passagem na máquina de forma a obter um preto mais intenso. A correcta utilização da combinação ideal para a impressão do projecto pode evitar esta segunda entrada em máquina e consequentes problemas de registo e custo acrescido.

Sem comentários:

Enviar um comentário