sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nem todos os pretos são iguais (parte 1)












Aparentemente, o preto, é uma cor que não costuma trazer grandes dificuldades na sua reprodução. No entanto, devemos conhecer bem todas as suas nuances para seleccionarmos aquele que nos trará melhores resultados, consoante o projecto em que estamos empenhados.

PRETO PHOTOSHOP (C86 M85 Y79 K100)









Esta é a combinação utilizada por defeito para definir o preto no Photoshop. Apesar de poder haver ligeiras nuances consoante a versão, geralmente a combinação das cores primárias ronda os 90%. Este preto apresenta uma cobertura de tinta muito elevada para a maior parte dos papeis e processos de impressão, cerca de 350%. Este pormenor pode ser depois reparado aquando da separação de cores no Ctp ou impressora.

PRETO 100% (C0 M0 Y0 K100)









Preto resultante apenas da aplicação do canal dessa cor. Sem mistura de qualquer outra cor primária. Apresenta um tom meio esbatido, pouco intenso, assemelhando-se quase a um cinzento escuro. Normalmente aplicado em zonas de textos de jornais, revistas e livros.

PRETO DE REGISTO (C100 M100 Y100 K100)









Habitualmente esta combinação só é utilizada nas miras de registo como orientação do impressor. Pode ser utilizada nos trabalhos de impressão digital em que a acumulação da quantidade máxima de tinta dos 4 canais não é problemática. Em processos de impressão com tintas líquidas não deverá ser utilizada.

PRETO 250% (C70 M50 Y30 K100)









Será provavelmente a combinação mais utilizada pelos designer para reproduzir um preto neutro. Esta combinação pretende atingir um equilíbrio entre as quatro cores primárias sem que a taxa de cobertura da tinta exceda os 250%. Resultado neutro, bastante intenso, aplicável a quase todas as situações.

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