Para as grandes organizações a cor tem cada vez mais uma importância fulcral. É comum reconhecer mos e associar produtos à sua marca mais através da cor do que por qualquer outro factor. As recentes investigações na área do marketing indicam que
80% da informação visual está directamente relacionada com a cor. Não falamos apenas em vermelho, azul, amarelo ou verde mas sim no vermelho Coca-Cola, no azul Barclays, no amarelo Opel ou no verde Starbucks.
Um dos casos mais polémico sobre direitos de propriedade da cor, remonta a 2007 quando a Deutsch TeleKom reclamou para a sua afiliada T-Mobile a cor magenta. Nesta altura a Deutsch TeleKom consegui fazer o registo de utilização desta cor para o sector de actividade onde opera. Desta forma, a cor magenta, no que respeita às áreas das telecomunicações, telefones e internet, só pode ser utilizada pela T-Mobile. São conhecidos alguns casos em que esta empresa terá processado outras alegando ser a detentora dos direitos de utilização da cor magenta.
Agora conseguem imaginar o que seria do nosso mundo sem a cor magenta? Deixo aqui algumas ideias:
Imagens retiradas do site www.freemagenta.nl