sexta-feira, 31 de março de 2017
Color Oracle
O software gratuito Color Oracle permite aos utilizadores simular em condições em que os daltónicos percepcionam as cores. Desta forma, designers das mais diversas especialidades, podem facilmente testar possíveis erros ou corrigir pequenas nuances de cor de forma a tornar os produtos de comunicação mais universais.
De salientar que o software permite simular três diferentes níveis de daltonia: a deuteranopia que afeta cerca de 5% dos homens; a protanopia que afeta cerca de 2,5 % dos homens; e a tritanopia – a mais rara – que afeta cerca de 0,5 % de toda a população mundial.
sexta-feira, 17 de março de 2017
Dia Internacional da Cor
Comemora-se mais uma vez no dia 21 de março o Dia Internacional da Cor. Este ano, a Associação Portuguesa da Cor, a Faculdade de Arquitetura de Lisboa e o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design assinalam o dia com um conjunto de atividades subordinadas ao tema "O céu e o mar".
Podem encontrar aqui os pormenores do programa.
segunda-feira, 13 de março de 2017
Quando estamos a criar, por exemplo um logotipo, queremos que este possa ser facilmente memorizado. Ao avaliar uma impressão, queremos que todas as cores estejam dentro de tolerâncias apertadas de forma a preservar a cor original. Mas a nossa memória para a cor parece funcionar de forma diferente.
Um estudo de 2015 efetuado por investigadores da Universidade Johns Hopkins, afirma que, embora possamos distinguir milhões de cores, o nosso cérebro "generaliza" a percepção da cor e "guarda" na memória um conjunto limitado de cores básicas. Por exemplo, a diferença entre o azul marinho, azul cobalto ou azul ultramarine pode ser facilmente distinguidos quando observados, mas a nossa memória vai identificar todos estes tons como "azul".
Mais pormenores sobre os resultados deste estudo aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)