segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cor para daltónicos






O EnChroma Cx é uma lente que promete corrigir os problemas de identificação das cores que afetam os daltónicos. Esta tecnologia funciona como um filtro que corrige o comprimento de onda da luz, de forma a que o sinal que é enviado ao cérebro seja amplificado, melhorando a percepção das cores. Desta forma as cores surgem mais brilhantes e puras, e podem ser reconhecidas mais rapidamente e com menos dificuldade.

Já estão em comercialização diversos produtos que utilizam esta nova tecnologia e espera-se que em breve surjam mais aplicações. Por agora podem consultar mais informações em http://enchroma.com.


sábado, 20 de setembro de 2014

Black e white backing










Quando fazemos essas medições espectrais de amostras impressas, sejam provas ou impressos finais, temos de nos preocupar com o suporte ou a base sobre a qual faremos essa medição. Isso porque muitos dos suportes utilizados na indústria gráfica não são totalmente opacos, podendo assim influenciar os resultados medidos. Em artes gráficas existem diferentes aplicações e indicações para o  ­uso do chamado "black backing" ou "withe backing". As normas ISO determinam diversos cenários e regras para cada caso na norma in­ter­na­cio­nal 13655.

O "black backing" é caracterizado como sendo um suporte com característica espectral não seletiva, isto é, a difusão de densidade espectral, entre os comprimentos de onda de 400 nm a 700 nm, não deve exceder a 5% da densidade média obtida no mesmo intervalo. Isso significa que o reflexo do suporte utilizado não deve ter ‘preferência’ por nenhuma área especial do espectro ou seja, os seus ei­xos a* e b* devem estar o mais próximo possível de 0. Quando analisamos amostras impressas frente e verso, é imprescindível a utilização de um "black backing" com as características descritas.

O "white backing" cujas características estão também descritas na ISO 13655, devem ser opacos (cerâmica, plástico ou papel), com opacidade igual ou ­maior que 99. Não se deve perceber nenhum reflexo exagerado quando observado de qualquer ângulo em condições típicas de iluminação e o seu valor colorimétrico dos ei­xos a* (magenta versus verde) e b* (amarelo versus azul) tem de ser mínima, restringindo qualquer tonalidade no branco da superfície. Durante a medição de provas de cor deverá sempre ser utilizada a base "white backing" ou, não não for possível, utilizar três folhas brancas iguais às utilizadas na impressão dessa prova. Este situação, também denominada de "self backing", evita que a cor da mesa de análise possa provocar alguma leitura errada.


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Aplicações para smartphones








Existem já há algum tempo aplicações para smartphones que apregoam conseguir identificar, reproduzir e converter cores entre diferentes sistemas. No entanto, e pegando no caso do iPhone, é sabido que este equipamento não possui um CMM (Color Matching Module) e tem um espaço de cor muito limitado. Mesmo assim, a Pantone lançou em 2011 a aplicação myPantone, onde a empresa alega que consegue mostrar os seus famosos catálogos de cores, mas os testes feitos pela VICG mostram resultados muito diferentes entre diferentes dispositivos.

Entretanto surgiu também a aplicação ColorConvert que afirma ser a primeira aplicação profissional de gestão de cor para o iPhone. O que a empresa Serum-Network conseguiu foi implementar um CMM de forma a conseguir fornecer dados fiáveis na conversão de uma cor entre diferentes espaços de cor. Enquanto que outras aplicações mostram os valores RGB e CMYK sem nunca indicar que espaço RGB e CMYK estão a ser usados para efetuar a conversão, na app ColorConvert é possível escolher cada um deles. Ao mesmo tempo, e através da medição de vários aparelhos, foi possível criar um perfil ICC do iPhone que permite ter uma representação da cor mais próxima do real. Obviamente, e dadas as limitações na representação da gama de cores deste tipo de aparelhos, não é possível ter uma representação fiel, mas já é possível ter uma boa aproximação.

Aqui pode ver uma pequena demonstração do funcionamento da aplicação ColorConvert.