segunda-feira, 28 de julho de 2014
Gestão de Cor vs Correção de Cor
Muitas vezes ouvimos falar de insucesso na implementação de sistemas de gestão de cor ou de insatisfação em relação aos resultados alcançados por estas ferramentas. Acredito que, grande parte das vezes, este insucesso ou insatisfação está relacionado com o facto de não percebermos a diferença entre gerir a cor ou corrigir a cor.
O conceito de gerir a cor pressupõe que se estão a implementar um conjunto de ferramentas que garantem a uniformidade, previsibilidade e reprodutibilidade da cor num determinado fluxo de trabalho. Já o conceito de correção de cor é um processo de alteração das cor, na totalidade ou em parte, de modo a melhorar o aspeto visual de uma imagem.
Por exemplo, se tivermos uma imagem com rostos avermelhado, o facto de utilizarmos ferramentas de gestão de cor não impede que esta seja reproduzida tal como é... aliás, se o sistema estiver a funcionar correctamente o que vai ser impresso será uma imagem igual à original, logo, com os tons avermelhados.
O papel da gestão de cor é preservar a aparência das cores, sem fazer qualquer tipo de análise à imagem em si. Esta operação só poderá ser efetuada pelo olho humano e recorrendo a monitores calibrados e com os respectivos perfis de cor embutidos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário