quinta-feira, 26 de junho de 2014
Formato CxF
A comunicação das características de impressão das tintas é essencial de forma a assegurar que um produto impresso tem a aparência desejada pelo cliente. As cores CMYK são facilmente comunicadas através da utilização dos perfis de cor ICC, embutido num ficheiro PDF/x.
Um documento PDF/x pode ser utilizado quer para a produção de provas de cor, quer para a impressão em massa, desde que o documento inclua apenas cores em quadricromia. Nos casos em que são utilizadas tintas diretas, este formato fornece orientações limitadas para estas tintas que não são suficientes para permitir uma reprodução aproximada da prova e do impresso final.
Para melhorar esta comunicação dos dados de cor, está em desenvolvimento há já algum tempo o formato CxF (Color Exchange Format) que vai permitir incluir dados espectrais, de forma a comunicar com precisão e de forma inequívoca todos os aspectos relevantes da cor em toda a gama de dispositivos. Com publicação previstas para final de Outubro, a ISO 17972 irá padronizar o formato CxF.
Resta-nos esperar para verificar a aplicabilidade e os resultados alcançados com a utilização desta nova "linguagem" de comunicação da cor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário