sexta-feira, 6 de setembro de 2013

PSO – Process Standard Offset














O Process Standard Offset (PSO) foi desenvolvido pela Fogra em cooperação com a Federação das Indústrias de Impressão e Mídia alemão (BVDM). Trata-se da descrição de um processo industrial, orientado e padronizado para a criação de produtos de impressão. O PSO está em conformidade com a padronização internacional  ISO12647 e, portanto, reconhecida internacionalmente.

A utilização do PSO como ferramenta auxiliar para a reprodução da  cor, pode dar garantidas da qualidade na produção de um produto impresso, desde a criação de dados até ao produto acabado. O PSO descreve dispositivos e métodos de controlo adequados ao processo de produção garantindo assim a sua supervisão, orientação e aprovação. Isto inclui dispositivos de medição com configurações espectrais e densitométrica, bem como elementos de ensaio adequados como as tiras de controlo. Além disso, o PSO define os valores nominais e tolerâncias para a produção.

O objectivo é assegurar que o processo de produção é tão eficiente quanto possível e, ao mesmo tempo, garantir que os resultados intermédios e finais mostram uma qualidade de cor previsível. Na indústria de impressão, muito raramente, os dados são impressos por quem os criou. Os clientes muitas vezes lidam com diferentes fornecedores de impressão e especialistas em artes gráficas. Por seu lado, as gráficas, são levadas a concentrar-se nas suas competências essenciais – imprimir. O PSO e a norma ISO12647 estão em constante desenvolvimento, de modo a ajudar a qualidade a cor a torna-se mensurável, verificável e reproduzível!

Sem comentários:

Enviar um comentário