terça-feira, 24 de setembro de 2013
Looks Like Music
'Looks Like Music' é uma instalação do designer japonês Yuri Suzuki que pretende mostrar um intrigante olhar sobre a cor e a música. Yuri criou o Chaser Colour, um pequeno robô que detecta e segue um circuito (uma linha preta traçada com marcador) intercalados com pontos de referência de cor que o dispositivo traduz com um som.
Por outras palavras, o utilizador pode desenhar uma linha preta, adicionar uma cor que lhe agrade e este robô irá ler os dados de cores RGB e traduzí-los com música. A exposição patente no MUDAM no Luxembroug permite aos visitantes criar uma obra de arte colaborativa e com som em grande escala. Em entrevista à Dezeen, Yuri afirmou que "...esta instalação é uma vitrine de como a cor, a tecnologia e a música se podem cruzar."
Acompanhe o desenvolvimento das "partituras" neste vídeo.
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Blendoku
Vou aqui revelar o meu último vício!!! Trata-se de um jogo disponível nas plataformas iOS que desafia a nossa capacidade para distinguir e organizar as cores. A ideia é organizar cromáticamente as amostras apresentadas em cada nível, o mais rapidamente possível. O jogo permite visualizar o nosso melhor tempo e compará-lo com a média de todos os jogadores.
Pelo menos até ao nível 125 posso assegurar-vos que os desafios são fantásticos e apelam ao nosso conhecimentos das cores e da sua organização tal e qual a aprendemos desde tenra idade. Podem fazer o download gratuito a partir do seguinte endereço iTunes. Boa sorte...
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
PSO – Process Standard Offset
O Process Standard Offset (PSO) foi desenvolvido pela Fogra em cooperação com a Federação das Indústrias de Impressão e Mídia alemão (BVDM). Trata-se da descrição de um processo industrial, orientado e padronizado para a criação de produtos de impressão. O PSO está em conformidade com a padronização internacional ISO12647 e, portanto, reconhecida internacionalmente.
A utilização do PSO como ferramenta auxiliar para a reprodução da cor, pode dar garantidas da qualidade na produção de um produto impresso, desde a criação de dados até ao produto acabado. O PSO descreve dispositivos e métodos de controlo adequados ao processo de produção garantindo assim a sua supervisão, orientação e aprovação. Isto inclui dispositivos de medição com configurações espectrais e densitométrica, bem como elementos de ensaio adequados como as tiras de controlo. Além disso, o PSO define os valores nominais e tolerâncias para a produção.
O objectivo é assegurar que o processo de produção é tão eficiente quanto possível e, ao mesmo tempo, garantir que os resultados intermédios e finais mostram uma qualidade de cor previsível. Na indústria de impressão, muito raramente, os dados são impressos por quem os criou. Os clientes muitas vezes lidam com diferentes fornecedores de impressão e especialistas em artes gráficas. Por seu lado, as gráficas, são levadas a concentrar-se nas suas competências essenciais – imprimir. O PSO e a norma ISO12647 estão em constante desenvolvimento, de modo a ajudar a qualidade a cor a torna-se mensurável, verificável e reproduzível!
Subscrever:
Mensagens (Atom)