segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro













Como hoje se comemora o Dia Mundial do Livro, não podia deixar de falar do livro. Neste caso escolho o "Tratado das Cores que consta de três partes: Analytica, syntetica, hermeneutica, oferecido aos amadores das sciecias naturaes, e aos dilectantes, e artistas, que começaõ a occupar se em todo o genero de trabalho colorido" de Diogo de Carvalho e Sampayo, cavaleiro da ordem de Malta. Um tratado escrito por um portugês, editado em Malta, no ano de 1787.

Além deste tratado, Diogo de Carvalho e Sampayo editou também em 1788, em Lisboa, a "Dissertação sobre as cores primitivas com hum breve tratado da composição artificial das cores" e em 1791, em Madrid, a "Memória sobre a formação natural das cores". Todos eles viriam a ser  citados por Johann Wolfgang von Goethe no seu livro "Teoria da Cor" de 1810.

Deixo aqui um excerto do prefácio do "Tratados das Cores":
Este breve Tratado naõ he outra cousa mais, que huma clara exposiçaõ das minhas ideas, a respeito das Cores, na mesma ordem, com que ellas se me presentáraõ. Illuminando alguns planos, me apercebi dos diversos effeitos, que resultavaõ da mixtura de differentes Cores. Fiz experiencias mais methodicas, e me pareceo, que sobre os seus resultados, se poderiaõ estabelecer alguns Principios. Estes Principios, nascidos da experiencia, os achei conformes ás analogias da Natureza; e assim os tive por verdadeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário