domingo, 29 de abril de 2012

Conferência Europeia do "Color Marketing Group"









Decorrerá em Lisboa, de 6 a 8 de junho, a conferência europeia do Color Marketing Group. Este grupo, fundado em 1962 e de origem americana, é uma organização internacional com membros em mais de 20 países. Sendo uma organização sem fins lucrativos disponibiliza aos seus associados informações chave para o sucesso das suas indústrias, seja no que diz respeito às novas tendências e combinações de cores, a influência da cor no design, marketing e vendas e ligação entre os meios educativo e empresarial.

A conferência agora anunciada contará com a presença de dois oradores internacionais e com a realização de workshops no Neya Lisboa Hotel, situado no coração da capital portuguesa.

Acompanhe o desenvolvimento do programa desta conferência aqui.

@ 07 Maio 2013
Conforme já pode ser visto no último link apresentado, a conferência aqui apresentada foi deslocada, por motivos ainda não apurados, para a cidade de Florença em Itália e decorerrá entre os dias 03 e 05 de Junho.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro













Como hoje se comemora o Dia Mundial do Livro, não podia deixar de falar do livro. Neste caso escolho o "Tratado das Cores que consta de três partes: Analytica, syntetica, hermeneutica, oferecido aos amadores das sciecias naturaes, e aos dilectantes, e artistas, que começaõ a occupar se em todo o genero de trabalho colorido" de Diogo de Carvalho e Sampayo, cavaleiro da ordem de Malta. Um tratado escrito por um portugês, editado em Malta, no ano de 1787.

Além deste tratado, Diogo de Carvalho e Sampayo editou também em 1788, em Lisboa, a "Dissertação sobre as cores primitivas com hum breve tratado da composição artificial das cores" e em 1791, em Madrid, a "Memória sobre a formação natural das cores". Todos eles viriam a ser  citados por Johann Wolfgang von Goethe no seu livro "Teoria da Cor" de 1810.

Deixo aqui um excerto do prefácio do "Tratados das Cores":
Este breve Tratado naõ he outra cousa mais, que huma clara exposiçaõ das minhas ideas, a respeito das Cores, na mesma ordem, com que ellas se me presentáraõ. Illuminando alguns planos, me apercebi dos diversos effeitos, que resultavaõ da mixtura de differentes Cores. Fiz experiencias mais methodicas, e me pareceo, que sobre os seus resultados, se poderiaõ estabelecer alguns Principios. Estes Principios, nascidos da experiencia, os achei conformes ás analogias da Natureza; e assim os tive por verdadeiros.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Perfis de Cor Fedrigoni










Conforme descrevi à quase uma ano atrás na entrada denominada "Perfis de Cor para papéis", acentua-se a tendência dos fabricantes de papéis disponibilizarem cada vez mais informações técnicas sobre os seus produtos, mas acima de tudo, a fornecerem aos interessados (designers e/ou gráficas) perfis de cor desenvolvidos para cada um dos seus produtos.

O perfil de cor, uma ferramenta até agora pouco disponibilizada por estes fornecedores, começa a ter um papel cada vez mais importante, não só pelo marketing (demonstra uma maior preocupação do fabricante para com os seus clientes gráficos e os seus problemas de reprodução das cores), mas também pelos desafios técnicos que estes representam.

A adição destes perfis específicos para cada um dos papéis representa um acréscimo de qualidade na representação da cor e, quando correctamente utilizados, poderão aumentar a fidelidade e a repetição das mesmas. Veja aqui a listagem completa de perfis de cor disponibilizados pela Fedrigoni e, em caso de dúvida, consulte os vídeos de como os utilizar nas suas aplicações gráficas.