domingo, 30 de janeiro de 2011

Impressão do "K"

Já abordamos em entradas anteriores as grandes diferenças, quase imperceptíveis no monitor, da composição da cor preta em artes gráficas (ver "Nem todos os pretos são iguais" parte 1 e parte 2).

Em qualquer monitor, a utilização de um preto 100%, de um preto de registo ou um preto frio terão praticamente o mesmo aspecto. No entanto, e caso não se tenham em atenção alguns pequenos pormenores, as surpresas podem surgir. Qualquer designer gráfico ou produtor de conteúdos deve estar ciente dos problemas surgidos de forma a poder controlá-los ou mesmo usá-los em seu favor.

Ficam aqui algumas ajudas:








Este caso testemunha a utilização de uma barra com preto 250% (C70 M50 Y30 K100) com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.









Neste segundo exemplo apresenta-se o caso da utilização do preto 100% com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.









O terceiro exemplo demonstra a utilização do mesmo preto 100% mas com overprint aplicado na zona da imagem.








Por último, a utilização do preto frio (C60 M0 Y0 K100) com sobreposição ("knock out") na zona da imagem.

Imagens originalmente disponíveis no blogue quality in print


domingo, 16 de janeiro de 2011

E a cor do ano é...









Mais uma vez a Pantone elegeu em Janeiro aquela que considera ser a cor do ano de 2011. Desta vez a escolha recaiu sobre a cor "Honeysuckle" ou "Madresilva" em Português. Leatrice Eiseman, directora executiva da Pantone, explica que em tempos complicados como os que se advinham precisamos de algo para levantar os nossos espiritos, como tal a cor "Madresilva" é cativante, transmite sensações de coragem e vitalidade.

A Pantone disponibiliza no seu site uma paleta de cores para utilizar nas suas aplicações. Para fazer download basta clicar aqui.

C 0 M 86 Y 10 K 0
R 203 G 101 B 134

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lâmpada Camaleão












Poderia até ser uma sugestão de Natal... não fosse o Natal já ter passado. Esta lâmpada / brinquedo tem a característica de, tal como o camaleão faz na natureza, "imitar" a cor no meio ambiente que o rodeia. Através de duas lâmpadas colocadas por baixo do objecto, o "Huey analisa a cor da superfície e tenta recriá-la através de led's colocados ao longo do brinquedo. Pode ser adquirido aqui.