quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A cor mais feia do mundo













A amostra de cor representada nesta mensagem é o Pantone 448C e acaba de ser classificada como a cor mais feia do mundo. Os critérios não aceitam apenas na mera opinião de alguma dezenas de pessoas, mas sim numa investigação encomendada pelo governo australiano à agência GfK, para encontrar a cor que pudesse dissuadir as pessoas de fumar.

Os cerca de 1000 fumadores que participaram no estudo, avaliaram amostras de várias cores e acabaram por eleger o Pantone 448C como aquele que os poderia levar a não voltar a fumar. Em breve deverá ser possível ver os maços de tabaco australianos impressos com esta cor.


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Pantone Extended Gamut












Até aos nossos dias, sempre que era necessário aumentar a gama de cores que se podem imprimir por exemplo em offset, teríamos de recorrer para além das cores primárias CMYK a cores especiais Pantone. Outra forma de expandir o número de cores impressas era utilizando a técnica de impressão em hexacromia, que pressupõe a utilização de mais duas cores em relação à quadricromia, o laranja e o verde.

Mas a partir de hoje é possível também utilizar um novo sistema de reprodução de cor desenvolvido pela Pantone, o denominado Pantone Extended Gamut. Este sistema utiliza sete cores primárias CMYK + laranja + verde + violeta. Desta forma a gama de cores impressas torna-se mais ampla oferecendo aos designers, impressores e clientes mais escolhas.


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Papel mate para provas de cor










A GMG anunciou no passado mês de agosto que vai passar a comercializar um novo papel de provas de cor com superfície mate. O GMG ProofMedia studio OBA matte 150 vem cobrir a necessidade que agências, empresas de pré impressão e de impressão, que têm a necessidade de produzir uma prova de cor num suporte o mais próximo possível com o que vai ser utilizado no trabalho final.

Esta nova referência acaba por se apresentar como a melhor escolha no mercado quando é necessário recriar as condições de impressão em papéis não revestidos, conseguindo simular as condições de impressão descritas na FOGRA52. O papel apresenta uma cor branca (L* 97, a* 2,5, b* -10) e garante uma gama de cor maior quando comparada com outros produtos.

Mais informações aqui.