quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
ICC Colour Management Research Fund
Todos os anos, o consórcio ICC atribui um prémio de até $10000 a investigações originais que promovam a normalização e a utilização de um sistema de gestão de cor aberto, independente de plataformas e fabricantes. O valor do prémio pode ser utilizado para desenvolver o progresso da investigação ou para a aquisição de equipamentos, licenças e publicações.
As propostas devem ser entregues até ao dia 15 de Abril, sendo depois analisadas por um painel de júris que verificará a qualidade da investigação em causa. Os vencedores serão anunciados até ao dia 30 de junho no website da ICC, meio que será também utilizado para a disseminação dessa investigação.
Informações completas sobre o ICC Colour Management Research Fund em www.color.org/researchfund.xalter
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
Novas condições de análise
Uma das normas mais importantes que descreve e estabelece os padrões de qualidade dos processos de impressão é a ISO 12647 que, em Dezembro de 2013, sofreu algumas alterações de modo a adaptar-se melhor à realidade que as empresas têm relatado à comissão técnica responsável pelo seu desenvolvimento.
A norma pretende definir parâmetros iguais para todas as empresas do setor de forma a tornar os resultados previsíveis em qualquer parte do mundo e, para isso, são criados parâmetros que incluem o suporte de impressão, a tinta, a sequência de impressão das cores e a trama aplicada. Estas condições de impressão têm uma relação direta com o aspeto final do impresso e por isso têm de ser normalizadas.
No que diz respeito ao suporte de impressão, a versão de 2004 e 2007 da norma incluía cinco tipos de papel (PT – Paper Type). O PT1/2 para papéis revestidos mate e brilhantes; o PT para papéis revestidos de baixa gramagem em bobine; o PT para papéis brancos não revestidos; e o PT5 para papéis amarelados não revestidos. Na nova versão de 2013 esta classificação foi revista e apresenta-se agora da seguinte forma (PS – Print Substrates): PS1 para papéis revestidos mate e brilhantes; PS2 para papéis revestidos de alta qualidade mate e brilhantes; PS3 para papéis revestidos standard brilhantes; PS4 para papéis revestidos standard mate ou semi mate; PS5 para papéis não revestidos de pasta química; PS6 para papéis não revestidos super calandrados; PS7 para papéis não revestidos de alta qualidade; e PS8 para papéis não revestidos de qualidade standard.
Com esta reclassificação a comissão técnica espera colmatar uma das principais criticas feita à anterior versão da norma que era o facto de os papéis descritos não corresponderem aos papéis existentes no mercado.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
ICC DevCon 2016
O International Color Consortium (ICC) terminou as especificações referentes ao iccMax, que permitem comunicar dados referentes à luz e à cor de forma a abranger um maior número de indústrias e aplicações.
Terminado este trabalho, é agora tempo de aplicar esta nova arquitetura do perfil ICC, e verificar as suas aplicações na pratica do dia a dia. A ICC Developers Conference, que irá decorrer a 7 de Novembro em San Diego nos Estados Unidos, pretende analisar o iccMax aplicados às áreas da medicina, da comunicação, da calorimetria, dos pigmentos, entre outros.
Mais detalhes na página oficial do evento aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)