sábado, 25 de janeiro de 2014

Color Cube











Quando necessitamos de identificar a cor de um determinado objecto, já estamos habituados a usar os livros de amostras da Pantone como ferramenta de comparação. Esta técnica visual permite, de um modo visual e quase sempre sem qualquer controlo sobre o tipo de luz ambiente, comparar e eleger duas ou três cores mais próximas do objecto em causa.

Mas estes tempo de comparação visual podem estar a chegar ao fim. Este avanço deve-se à ideia de três alunos da Universidade de Melbourne na Austrália (Paul Peng, Djordje Dikic e Rocky Liang) que tiveram a ideia de desenvolver um equipamento que fosse capaz de identificar rápida, fácil e eficazmente a cor de qualquer objeto.

Após o reconhecimento da Universidade e a distinção de algumas entidades australianas, a ideia começou a transformar-se em algo real quando no passado mês de Novembro a recém criada empresa SwatchMate decidiu recorrer ao portal de crowd funding Kickstarter para angariar as verbas necessárias para o desenvolvimento deste produto. O objectivo inicial era angariar $55.000 AUD (cerca de €36000), mas no final da campanha o projeto tinha angariado quase o dobro dessa verba. Quem apoiou esta ideia terá a oportunidade de testar o equipamento já a partir de Junho de 2014. Aqueles que como eu não tiveram oportunidade de o fazer, resta-nos esperar que o produto seja colocado em comercialização.






segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Aplicação ColorADD



















O sistema de identificação de cores ColorADD permite à população daltónica identificar as cores dos objectos através de um código universal, garantindo assim iguais acessibilidades para todos, sempre que a cor é factor determinante de identificação, orientação e escolha (linhas de transportes públicos, triagem hospitalar, entre outros).

Agora este sistema está também disponível sobre a forma de uma aplicação iOS que permite a identificação rápida da cor de um objeto. O utilizador apenas tem de apontar a câmara do telefone para a superfície que pretende identificar e no topo do ecrã aparece o nome da cor acompanhada do símbolo ColorADD correspondente. Além de analisar imagens em tempo real, o utilizador pode analisar imagens previamente gravadas.

Esta ferramenta acaba de vencer o prémio internacional Mobile for Good Europe Awards 2013 da Fundação Vodafone, na categoria Acessibilidade.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Redução do limite de tinta












Um dos principais problemas durante a impressão de uma imagem CMYK tem a ver com o excesso de tinta em determinadas zonas, levando a que se percam pormenores devido ao denominado "empastamento". Apesar de o limite de tinta poder estar definido no perfis ICC que está embebido na imagem, existem outras formas de evitar estas zonas sem que para isso se perca qualidade na reprodução da imagem.

A grande maioria dos designers com consciência de que este problema existe acaba por reduzir a quantidade de tinta presente na imagem através das curvas ou níveis de tinta no Photoshop. No entanto, esta opção acaba por aclarar todas as zonas da imagem, mesmo aquelas que não apresentavam qualquer tipo de problema.

Aqui apresentamos uma das soluções possíveis para reduzir a quantidade de tinta sem que isso tenha implicações visíveis na reprodução da imagem. Este é o fluxo proposto pelo Adobe Certified Instructor Bart Van de Wiele.