quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Esculturas em papel colorido










O escultor Charles Clary cria esculturas recorrendo a pedaços de papel colorido. Cada uma das esculturas é meticulosamente cortada à mão, onde mistura várias formas geométricas, com sugestões de estranhas formações de terra, ondas sonoras, ou estruturas celulares. O autor afirma que criou "um ambiente viral que se arrasta e cresce em toda a sua superfície."

A combinação de cores fortes, texturas, formas e dimensão ajudam a construir estes arranjos visuais que podem levar meses até estarem concluídos. Uma única instalação pode ter até 4.000 folhas individuais de papel, até 30 painéis e mais de 14.000 espaçadores.















terça-feira, 15 de outubro de 2013

Todas as cores do espectro visível














Alguma vez se questionou sobre qual será o aspecto exato de todas as cores presentes na luz solar? Fomos desde sempre educados a representar a refração da luz do sol na imagem do arco iris com as suas sete cores principais. Mas agora já é possível ter uma imagem mais real daquilo que realmente está contido nesses raios de luz que chegam até nós, graças a uma imagem capturada pelo National Optical Astronomy Observatory. Ela representa o espectro completo de toda a radiação solar visível da terra, onde cada uma das 50 tiras mostra o equivalente a 6 nm (nanómetros). O espectro representado situa-se entre os 400 e os 700 nm.

Através desta nova imagem, conseguimos perceber que a representação dos tons amarelos e verdes é a dominante do espectro. Ao mesmo tempo vemos a existência de algumas linhas pretas que demonstram a presença de gases na atmosfera do Sol que absorvem parte da luz, não chegando assim até nós nenhuma radiação nesse exato comprimento de onda.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Despedidos... por causa da cor











Já estamos habituados a ser surpreendidos de vez em quando com notícias algo bizarras vindas dos Estados Unidos da América. Esta que aqui partilho teve como principal responsável a cor. Mais precisamente o laranja.

A empresa de advogados Elizabeth R. Wellborn sediada na Florida, despediu 14 dos seus funcionários por vestirem laranja. A empresa alega que entendeu a forma de vestir dos funcionários como um protesto contra as políticas internas da empresa, uma vez que associaram a cor laranja com a cor dos fatos dos prisioneiros norte-americanos.

Quando questionados os funcionários acerca da escolha da cor para o seu vestuário, uns alegaram ser a sua cor favorita, outros a cor do seu clube e outros como mero acaso. Da próxima vez que escolher a cor da sua roupa pense duas vezes na mensagem que quer passar. Pelos vistos a escolha errada até pode dar lugar a despedimento...

Mais pormenores desta historia aqui.