quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dar nome às cores











Todos nós percepcionamos as cores de modo diferente, seja por questões fisiológicas, psicológicas ou educacionais. Logo é muito complicado chegar a um consenso aquando da atribuição do nome a uma determinada cor. Será amarelo esverdeado ou um verde amarelado???

Para além disso, os estudos já efectuados nesta àrea demonstram uma enorme diferença entre os nomes atribuídos às cores por homens e mulheres. Esta informação pode agora ser "admirada" sob a forma de interessantes infografias.

Fonte:
Datapointed
Kissmetrics

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

World Skin Colors











Imagine people as color pixels. Flying over the world, you would look down and see . . . what?

Este é o mote para o projecto World Skin Colors que pretende mostrar as diferentes colorações de pele de uma forma original e diferente. Recorrendo a dados do The World Fact Book, a referências Pantone, a dados recolhido on-line, a entrevistas com dermatologistas, a investigação da indústria da cosmética, a milhares de imagens de pessoas, o designer Reineke Otten conseguiu traduzir num mapa a cor de pele do mundo. Cada ponto representa um por cento da população de cada um dos 231 países analisados. 

Nos gráficos individuais de cada país é possível visualizar a cor média da população e a sua densidade de acordo com a etnia. Cada ponto equivale a 10000 pessoas.






















Para já ainda não é possível vermos dados de Portugal!!!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Emblemetric












O projecto Emblemetric recorre a uma base de dados com mais de 1,2 milhões de logos recolhidos desde 1884, e dedica-se à análise de padrões no design ao longo dos tempos, transversalmente às várias áreas da indústria.

O exemplo aqui apresentado mostra a evolução da utilização das cores nos logotipos de empresas sediadas nos Estados Unidos da América, desde 1990 até 2010. No que diz respeito à cor, podem ser encontrados outros exemplos de análises como aqueles que relacionam a utilização das cores com determinados ramos da indústria.